14 de jan de 2011

CABELOS CURTOS, MÉDIOS OU LONGOS?

Oi gente! Vamos falar sobre Cabelo?
Existem algumas dúvidas comuns entre as mulheres de 50+, como :

1) posso usar cabelo comprido ou devo usá-lo curto?
2) preciso pintá-lo ou posso usar o meu "branco natural"?

Primeira coisa: gosto pessoal é algo muito delicado e precisa ser respeitado. Existem mulheres que não gostam de cabelos curtos, outras detestam a idéia de precisar tingi-los mensalmente e há aqueles que cuidam dos seus cabelos longos como cuidariam de uma jóia preciosa. Então, a primeira pergunta a se fazer é: 

Como eu me sinto bem?  Eu gosto de cabelos curtos ou longos?
O cabelo faz parte da nossa personalidade e uma alteração errada pode afetar negativamente (e muito) a nossa auto-estima.Portanto, vá com calma!

Além disso, existem alguns parâmetros estéticos, de visagismo ou até costumes culturais que podemos levar em consideração. Por exemplo: 

a) para mulheres maduras, os cabelos ficam lindos se forem, no máximo, de comprimento médio e isso tem uma razão: garotas muito jovens usam cabelos longos, bem longos e a comparação natural (com as muito jovens) faz com que a mulher madura de cabelos muito longos não pareça tão "jovem" assim e as madeixas lindas e muito longas acabam trabalhando "contra" a imagem jovial que ela deseja e pode ter.

b) pelo mesmo motivo"juvenil", as franjas retíssimas e curtas devem ser usadas com muito cuidado; é preferível escolher franjas desfiadas e de tamanho médio.

c) escolher o comprimento do cabelo também tem a ver com o pescoço. Observe se você tem pescoço curto, normal ou longo. Para pescoço curto, os cabelos nunca devem ultrapassar a altura do queixo; para quem tem pescoço longo, os cabelos podem chegar até os ombros, pois têm "espaço" para isso.

d) o cabelo ajuda a dar equilíbrio visual à silhueta. Portanto, para quem está cheinha, os cabelos de tamanho médio ou "cheinho", com volume, são "emgrecedores".

e) os cabelos brancos são quase totalmente exclusivos de mulheres maduras, então, pintá-los é uma opção que rejuvenesce mesmo. Para mantê-los sem tingimento, da cor natural, o ideal é buscar um corte de cabelo moderno (não precisa ser curto) que demonstre cuidado constante com sua aparência.

f) cabelos de tamanho médio são versáteis, pois permitem muitas variações de penteado.

Aí estão algumas fotos de Cor e Cortes que podem lhes servir como inspiração, tá bom?

 Esta cor fantástica (é a minha cor hehehe) dá trabalho porque realmente desbota, mas tingir cabelos curtos é rápido e fácil. Quanto ao corte, é um clássico que fica ótimo para quem tem pescoço curto.


Este corte bem curto e arrepiado é para quem gosta de muita praticidade, mas também tem espírito criativo, pois as pontinhas arrepiadas são típicas de mulheres ágeis e ativas. 

 Esta outra moça está com cor e corte maravilhosos também. Vejam como ela tem um pescoço longo e os cabelos na altura dos ombros são ótimos sem parecer adolescente.

Esta outra tem um cabelo longo e grisalho, mas vejam como é seu estilo de roupa: despojado. Seu visual é jovem sem ser "menininha" e o cabelo ao natural combina com ela, mas quando ela resolver abandonar o jeans, o look ficará mais bonito com cabelos médios

Para esta moça, o cabelo está perfeito! Um corte muito curto trabalharia "contra" sua silhueta e poderia fazê-la parecer mais cheinha.

Chanel: o clássico dos clássicos tem muitas variações e pode ser moderníssimo.

Enroladinho para dentro é comportadinho, para quem é mais clássica ou até tímida

 

Com as pontinhas viradas para fora: rejuvenescedor!


Assimétrico ou desfiado: rejuvenescedor e é atual

Todas as fotos são reprodução do Google Images

Beijos e ótimo final de semana para todas!

Carmen Martins

42 comentários:

  1. Oi, Carmen!

    Realmente essa história do comprimento dos cabelos rende muita conversa, não é? Tanto para as fãs do curto, prático toda vida, quanto pra quem quer mantê-los longos. No fim, é tudo uma combinação de gosto com tipo de cabelo e o próprio biotipo!
    Fiz um post sobre cores, com link pro seu workshop. Dá uma olhadinha e vê se está de acordo?
    Beijão! Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Oi Carmen.
    Sou fã da mudança. Estava com o cabelo uns 4cm abaixo do ombro... fuino salão e... voltei com ele curtíssimo. Dá uma olhadinha no meu facebook.
    Carolina Viégas
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Realmente Carmem, essa coisa do corte varia com a personalidade da pessoa, estilo de roupa e tamanho de pescoço sim, outra coisa que concordei é a questão de que um corte muito curto pra mulheres que estão acima do peso desfavorece e faz ela parecer mais "gorduchinha", eu adotei ano passado qdo completei os 50, o chanel desfiado que agradou em cheio, no momento está até fora do corte, precisando de uma acertada.
    Uma outra coisa que as pessoas se enganam é achar que o louro rejuvenesce, se for muito claro, pesa e a pessoa fica mais envelhecida, experiência própria da fase dos 45, rs. Bom fds.

    ResponderExcluir
  4. Adorei! E quem tem o cabelo encaracolado natural como o meu? Uso pelos ombros com franja lateral e secado ao ar.

    ResponderExcluir
  5. Cabelos ao estilo Ana Braga não fazem a minha cabeça, sou mais o corte da Angela e o da Maitê, mais naturais.
    Beijos
    Tereza

    ResponderExcluir
  6. Olá Carmen, sem dúvidas curto...diria igual ao da primeira foto para mais curto ainda. Esse corte rejuvenesce-nos, destaca o pescoço, confere mais destaque aos acessórios (brincos, colares), é tudo de bom.
    Isso não quer dizer que não se deva usar os cabelos longos, não! mas os longos, devem estar presos despojadamente, meio como que despenteados, como se usava na década de 70, mais precisamente a la Brigitte Bardot! ai sim, a mulher se torna sensual e principalmente se a roupa escolhida for tipo camponesa...muito cru, nude, algumas rendas etc...se deixar descrevo a moda ideal, segundo meus conceitos..desculpe me alongar tanto!
    bjs Dolly

    ResponderExcluir
  7. É isso aí Carmen! Post excelente.
    Tá arrasando querida.
    Eu, gosto do meu mais comprido e me identifiquei com aquela linda de cabelo pelo ombro e a outra, mais cheinha, hehehe, euzinha...com o cabelo mais longuinho.
    muitos beijos
    PS:Estou com outro blog novinho e já tem caminho pro achados de decoração também. Quando puderes olha lá.

    ResponderExcluir
  8. Denise Cardoso15/01/11 14:00

    Meninaaaaaa,
    Onde voce estava que eu não sabia?
    Voce achou o mapa da mina,um blog para "jovens" como eu.Só encontro looks de meninas,lindas mas meninas.Hoje quase cai da cadeira quando vi esse seu blog maravilhoso!Adorei!
    Parabéns e obrigada pela iniciativa.Tenho certeza que vai me ajudar e muito!
    Um beijo enorme
    Denise Cardoso

    ResponderExcluir
  9. Oi Carmem

    Parabéns pelo seu blog, está lindo!

    Bjus
    Marinez

    ResponderExcluir
  10. mto bom!
    cabelos,lindos!

    carmem eu fiz um post especial pro 50 vezes linda,estou ajudando a divulgar,
    dá uma olhada no meu blog pra ver como ficou,
    comenta,quero um recadinho seu,me sege também!!!
    bjux!

    meu blog:jujufcjuliana.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Que bom que vc gostou,sempre que precisar é só falar!
    Estamos aí para isso!
    Se quiser bater um papinho é só me add no msn:
    julianafcjuju@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. Adorei o post, Carmen! Super esclarecedor e cheio de bom senso. Abração!

    ResponderExcluir
  13. QUE IDÉIA GENIAL CARMEM !!!!!!!!!AMEI ESTE BLOG, VIREI SEMPRE PARA INSPIRAR-ME POIS ESTE ANO EM FEVEREIRO ESTAREI COMPLETANDO 60 ANOS FELIZES.
    BJS

    ResponderExcluir
  14. Que bom que gostou Carmen! Muito sucesso ;)
    3beijos.

    ResponderExcluir
  15. Olá Carmen, conheci seu blog hoje pelo "Meu blog é Assim", que conheci hoje tbm, adorei os dois. Ainda não tenho 50, tenho 45, mas adorei suas dicas, tbm dou dicas no meu espaço, mas pra qualquer idade. Já li alguns posts seus e gostei muito, parabéns pela iniciativa.
    BjoBjo;)

    ResponderExcluir
  16. Oi Carmem ... vim pelo blog da anjinha que adoruuu, e amei o foco do seu , to te seguindo bjimmm iluminado

    ResponderExcluir
  17. Carmem Parabéns tô adorando as dica!O Blog tá lindo!!Coincidencia da vida tô querendo mudar meu visual,tenho 48 anos cabelo fio reto alt dos ombros,gostei muito desse vermelho curto!Acho que vou cortar!!!
    abraços magda

    ResponderExcluir
  18. Oi Carmen boa tarde !
    Qdo minha irmã mais velha fez 50 anos...fiquei chocada,ela simplesmente...tosou os cabelos !!
    Logo pensei-"ai meu Deus,será q terei q fazer a mesma coisa"...?
    Sempre usei cabelos longos,por isso tive este pensamento. Mas qdo fiz 45,cortei um pouquinho...e assim foi indo...e muito triste tbm,porém minha filha já adulta,usa comprido e cheguei a conclusão que não posso e nem devo competir no visual com uma moça de trinta. Conclusão: nas vésperas de completar 50 (outubro último),fui no salão e cortei na altura dos ombros, e ficou ótimo ...ainda bem !! E continuo pintando de castanho médio...pq essa "era" a cor original,quem sabe daqui uns 5 anos radicalizo na cor...rs.
    Gostei deste post,parabéns !!
    E desculpa pelo tamanho do comentário,tá?
    Linda semana para vc !!
    beijo.

    ResponderExcluir
  19. dorei seu seu blog.
    estou te seguindo, passa lá no meu blog e me segue tbm.

    estou começando com esse mundo agora e estou precisando de uma força.

    beijinhos

    ResponderExcluir
  20. Oi Carmen, tudo bem?

    Conheci o seu blog hoje. Confesso que fiquei surpresa e muito feliz. Estou adorando.

    Parabens!

    ResponderExcluir
  21. oi meninas! é um prazer ler cada comentário! obrigada bjs

    ResponderExcluir
  22. Ola Carmem, estou amando o blog é bom saber que alguem se preocupou com as mulheres de 50!!!

    O CASADECORADA ESTÁ PRESENTEANDO SEU BLOG COM UM SELINHO!
    É SÓ PASSAR POR LÁ E APANHÁ-LO,
    BJ

    ResponderExcluir
  23. Carmen, eu gosto de todos os comprimentos! Cabelos tem que receber trato, digo isto por que os meus sao crespos e naturalmente secos, ai tudo se complica, mas estou sempre buscando produtos novos.Uso natural e adoro, no momento estao medios,e me sinto muito bem, uso ouricado ou preso.

    O que eu sempre detestei, e o cabelo curto em senhoras como regra, ai a gente sai na rua e ve TODAS as senhoras de cabelos curtinhos, acho horrivel, parece que perdemos o direito de usar no comprimento que queremos! Ja li que isso acontece por que muitas de nos tem quedas nessa idade, pode ser pois notei que nao tenho os meus tao cheios, mas sempre se tem uma maneira de se adaptar a noveos penteados e produtos, mas acho que algumas preferem a tesoura. Como diz minha mae que os mantem curtos, OCABELO E A MOLDURA DO ROSTO! Por isso ela pinta os dela aos 80 anos!

    Outra coisa que gosto muito e de prendelos, usando prendedores diferentes e elegantes....adoro ele meio solto meio preso e uma banana ou coque.....Eu me viro Carmen, para parecer bem, sem querer ser garota! Adoro a minha idade,55.

    Falo demai ne?!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  24. Amei esse post. Tinha cabelos longos até julho/10,cortei chanel e me senti outra mulher.

    Apenas a cor que não está me agradando. Meu cabelo é castanho escuro e gostaria de clarea-lo uns dois tons abaixo,mas e o medo de ficar loira?????rsrs

    ResponderExcluir
  25. Que bom dedicar uma postagem tão perfeita com mulheres maduras e seus cabelos!!! Que bom lembrar que é possivel ser bonita e elegante com mais de 50!!! É sempre um alívio! bjs
    Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com//

    ResponderExcluir
  26. Carmem! amei postagem de mulheres mais de 50... Hoje vou corta o cabelo,fiquei animada,estava meio apagada,Vc me deu ânimo,com mulheres 50 vezes lindas. Há fiz um quadro atêlier miniatura prêto e branco,ficou uma graça. Queria manda pra vc, vou fazer agora um cômado.Quando fica pronto quero manda pra vc . Como pode chegar nas suas mãos?. bjos ( estou esperando)

    ResponderExcluir
  27. Oi Carmem ! amei!!! fiquei animada ,cortei o cabelo ,pintei de Louro escuro vermelho.Vc é uma passoa especial, tenha certeza disso. Viva as mulheres maduras " 50 vezes lindas". Bjos .Obs: Fiz um quadrinho de miniatura ateliê,gostaria de manda pra vc,como chegar até vc? Bjos

    ResponderExcluir
  28. Adorei o post, Carmem. De fato, cabelos para mulheres mais maduras são um desafio... E as que os têm compridos durante a maior parte da vida (meu caso), ficam "preocupadas" com a chegada da idade. Eu estou preocupada! (risos). Mas enfim, adorei.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  29. Estou aguardando anciosa os próximos posts, eu adorei esse blog novo tbm, me inspira bastante tbm.

    ResponderExcluir
  30. Oi Carmen bom dia! Que beleza de post,nos incentiva a nos manter mais cuidadosas.
    Eu já aderi aocabelo curto desde os 45,me rejuvenesce bastante e é super prático. Sempre pensei que a mulher para usar um cabelo curto tem que ter uma certa personalidade.
    Prabéns e o sucesso continua aqui.
    Beijão

    ResponderExcluir
  31. Carmen adorei as dicas para os cabelos.Sempre uso bem curto mas cheinhos. estou com vontade de mudar para os arrepiados, pois meus cabelos estão ficando um pouco ralos.Vou perguntar para a minha cabelereira.Depois te falo como ficou.Beijos um bom final de semana

    ResponderExcluir
  32. Adorei seu blog.

    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  33. Oi Carmem,
    que idéia fantástica a sua de fazer um blog com essas dicas maravilhosas!
    Adorei e achei de extremo bom gosto o seu espaço.
    Voltarei sempre para aprender mais.
    Bjs :)

    ResponderExcluir
  34. Bom dia Carmem,
    Tenho quase 49(23 de agosto) e amanhã vou cortar o cabelo, foi uma grata surpresa o seu blog falando dos cortes.Tenho o cabelo nos ombros e ia cortar mais curto (pela idade), mas acho que vou mante-los assim mesmo, meu estilo é jeans e vc me encorajou a não me violentar. Obrigada.
    Susi

    ResponderExcluir
  35. adorei,gosto muinto de mudar .

    ResponderExcluir
  36. adorei as dicas me ajudou bastante me fez sentir mais segura para cortar o meu cabelo. parabéns.

    ResponderExcluir
  37. AMEI SEU BLOG
    DA UMA DICA PARA MEU CORTE DE CABELO

    SOU BAIXINHA, GORDINHA E TENHO 40 ANOS

    ResponderExcluir
  38. Tenhos cabelos lisissimos, mas com a idade (65) sinto que estão mais finos e diminuindo. Quero mudar! Estou cansada de meus semilongos! Cansei de chanel! Enfim: estava procurando idéias para mudar meu look e parece que achei.Penso bastante antes de radicalizar pq acho que muito curto deve ser usado por quem quem traços delicados (não é meu caso!)
    Muito bom seu blog. Amei. Sempre que puder, darei uma passadinha por aqui. Parabéns!

    ResponderExcluir
  39. Adooorei. um luxo só bém sempre tive aquele chamego todo c/ minhas madeixas logico como td mulher mas um belo dia resolvir comprar uma prancha e como nunca tinha usado e nao sabia manusea-la passei c/cabelos umidos queimei td os longos cabelos ficaram s/ qualquer soluçao diz o cabelereiro então contei na altua dos ombros ficou maravilhoso todos é só elogios a males que vem para o bém bjs gd no coração

    ResponderExcluir
  40. amei o blog, com essas dicas agora posso ajudar aminha mãe a escolher um novo look para ela...
    beijoOs

    ResponderExcluir

Meninas! por favor, este espaço é de vocês e o blog só vai ficar melhor, se vocês comentarem, tá? Então, tô esperando! bjs